Gestora de pessoas

14/04/2020

DESCRIÇÃO SUMÁRIA

Responsável pelas atividades da área de recursos humanos, definindo estratégias junto a alta gestão da empresa e ações táticas para a área de desenvolvimento de pessoal (avaliação de desempenho, PDI, treinamento, desenvolvimento, recrutamento, seleção, gerenciamento de beneficios), e demais áreas sob sua responsabilidade, assim como atua orientando gestores e demais lideranças da empresa sobre as políticas e procedimentos inerentes ao tema RH, visando contribuir para a manutenção e elevação de clima favorável e para a conciliação dos interesses da empresa, empregados e demais interlocutores envolvidos.

PRINCIPAIS ATIVIDADES E RESPONSABILIDADES

Recrutamento e seleção:

  • Analisar descrição do cargo a ser preenchido;
  • Definir perfil do cargo;
  • Definir estratégias e fontes de recrutamento interno e externo;
  • Definir processo de recrutamento interno e externo;
  • Analisar currículos;
  • Conduzir entrevista de triagem;
  • Definir instrumento de seleção;
  • Aplicar instrumento de seleção;
  • Analisar resultados do processo seletivo;
  • Avaliar perfil dos candidatos;
  • Realizar entrevistas com candidatos;
  • Realizar a busca de informações em empregos anteriores, face book, CPF, antecedentes
  • criminais;
  • Emitir parecer técnico;
  • Passar para avaliação da diretoria;
  • Encaminhar candidato para entrevista com a área requisitante;
  • Agradecer via e-mail ou telefone a participação no processo, não sendo selecionado;
  • Formalizar o processo de contratação dos colaboradores;
  • Redigir roteiro de entrevista de desligamento de funcionários;
  • Realizar entrevista de desligamento, compilar dados e oferecer feedback para diretor e gestor da área; 

Administração do pessoal:

  • Coordenar programação de férias dos colaboradores e gestores;
  • Elaborar descrição de cargo;
  • Pesquisar remuneração;
  • Analisar estatísticas de informações salariais;
  • Administrar política salarial da empresa com a diretoria;
  • Desenvolver proposta de modelos de remuneração fixa e variável;
  • Elaborar proposta do programa de treine, sucessão;
  • Analisar custo de pessoal da empresa;
  • Apurar o ponto digital funerária;
  • Organizar banco de horas, compensação;
  • Manter pasta do funcionário atualizada, com certificados, PDI etc.;
  • Formalizar processo de desligamento do colaborador;
  • Acompanhar a homologação da rescisão contratual;
  • Solicitar, controlar, arquivar e acompanhar o uso de EPI;
  • Acompanhar os programas PPRA, PCMSO, LTCAT, verificar vencimentos;
  • Orçar, apresentar a diretoria e contratar o profissional que fará o PPRA, PCMSO, LTCAT;
  • Acompanhar o cumprimento das exigências legais pertinentes à Segurança e Medicina do Trabalho a fim de garantir a segurança do trabalhador;

Treinamento e desenvolvimento de Pessoal

  • Pesquisar custos envolvidos nos programas de treinamento e desenvolvimento;
  • Elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento;
  • Diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • Elaborar programas de desenvolvimento;
  • Acompanhar e/ou ministrar cursos e treinamentos;
  • Preparar multiplicadores para treinamento;
  • Elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento;
  • Realizar avaliação de reação dos treinados;
  • Avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido;
  • Elaborar plano de desenvolvimento para “trainees” e estagiários;
  • Administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento;
  • Participar no desenvolvimento dos programas de gestão de qualidade;
  • Promover a integração de novos colaboradores na empresa;
  • Acompanhar os treinamentos e avaliações do período de experiência;

Plano de benefícios

  • Pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado;
  • Propor política de benefícios;
  • Participar das negociações com fornecedores dos planos de benefícios;
  • Administrar os benefícios da empresa;
  • Pesquisar o grau de satisfação dos funcionários com os benefícios existentes;
  • Elaborar o balanço social da empresa;
  • Elaborar e aplicar pesquisa de clima na empresa;

Promover ações de qualidade de vida e assistência aos colaboradores

  • Desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos colaboradores;
  • Mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho;
  • Promover reintegração e adaptação do colaborador;
  • Coordenar eventos sociais para os colaboradores;
  • Fornecer informações para área jurídica para a defesa de eventuais causas trabalhistas;
  • Representar a empresa como preposto perante órgãos oficiais;
  • Indicar testemunhas para depor em causas trabalhistas;
  • Prestar esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores;

Coordenar sistemas de avaliação de desempenho

  • Elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho aos colaboradores;
  • Assessorar gestores em avaliação de desempenho;
  • Aplicar instrumento de avaliação de desempenho;
  • Propor ações corretivas resultantes da avaliação;
  • Acompanhar e monitorar o desenvolvimento do colaborador através do PDI proposto;
  • Disseminar a Visão, Missão e Valores da empresa, bem como os procedimentos internos e políticas preestabelecidas, praticando todas as orientações e participando e promovendo treinamentos pertinentes, colaborando dessa forma, para agregar valor ao negócio com qualidade;
  • Zelar pelo patrimônio da empresa, cuidando da organização do setor, a fim de manter o ambiente adequado para as atividades laborais;
  • Realizar outras atividades solicitadas pelo seu superior imediato, conforme necessidade e disponibilidade, a fim de colaborar com o bom atendimento e cumprimento das tarefas e procedimentos estabelecidos pela empresa;
  • Exercer as atividades em comum acordo com os valores, Ética e Conduta, políticas, diretrizes e procedimentos da empresa, mantendo sob sigilo e protegendo as informações da empresa, bem como, de todos os seus trabalhadores.

PRÉ-REQUISITOS

Know-how

Formação: Curso superior completo

Curso: Adminstração, recursos humanos, psicologia

Experiência: 01ano em RH

Conhecimentos Específicos: Gestão de pessoas

Competências Comportamentais: Possuir empatia Agir com dinamismo Demonstrar flexibilidade Trabalhar em equipe Negociar com funcionários Ter capacidade de planejamento e organização Agir com diplomacia e liderança Analisar criticamente Agir de forma pro atividade

Organograma

Cargo Superior imediato: Diretora Administrativa operacional

Este cargo: Gestora de pessoas Cargos subordinados


Última modificação em Quarta, 20 Mai 2020 00:50