fbpx

A endometriose é uma doença capaz de causar vários tipos de dor, sendo a principal delas uma cólica menstrual intensa. Sendo uma doença relacionada ao endométrio.

O endométrio, por sua vez, é um tecido que reveste a parte interna do útero e cresce durante o ciclo menstrual, ao receber estímulo dos hormônios do ovário. Todo mês, se não houver uma gravidez, o endométrio é expelido com a menstruação.

Na endometriose, há partes do endométrio que estão fora da cavidade uterina. Os principais locais em que se encontram são:

Peritônio (membrana que reveste a cavidade abdominal);
Ovário;
Útero (nesse caso, recebe o nome de adenomiose);
Ligamentos uterinos;
Intestino;
Ureteres;
Bexiga.
Mais raramente, a endometriose pode ir além da pelve e afetar, por exemplo, o diafragma.

Mesmo estando fora da cavidade uterina, o endométrio continua sendo estimulado pelos hormônios ovarianos e crescendo. No entanto, ele não é expelido na menstruação. Em vez disso, acontece um processo inflamatório e, como consequência, a paciente sente dor.

Quais são as causas da endometriose?
As causas exatas da endometriose não são conhecidas. Apesar de existirem teorias, nenhuma é totalmente conclusiva.

O que se sabe, de fato, é que a endometriose é uma doença inflamatória, hormônio-dependente e cíclica. Ou seja, para que o processo inflamatório ocorra, é necessário haver estímulos dos hormônios ovarianos – e isso acontece de forma cíclica, todo mês, devido ao ciclo menstrual.

Sintomas da endometriose
Entre os sintomas da endometriose, estão:

Cólica menstrual incapacitante;
Dor pélvica crônica;
Dor na relação sexual;
Dor para evacuar;
Dor para urinar;
Dificuldade para engravidar.

Qual médico procurar
Muitas vezes, a endometriose demora anos para ser diagnosticada porque os sintomas das pacientes não são valorizados. Especialmente as queixas sobre cólica acabam sendo consideradas normais e não um indício de que algo está errado.

Por isso, se houver suspeita dessa doença, o ideal é procurar um médico ginecologista com experiência em acompanhar casos de endometriose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *