Outubro Rosa: Saiba como prevenir o câncer de mama

Realizar o autoexame e a Mamografia, faz toda a diferença na prevenção do câncer de mama. Confira as dicas da Univida e junte-se a nós nessa luta!

O movimento Outubro Rosa surgiu na década de 90, nos Estados Unidos. Atualmente, é conhecido no mundo todo e tem o objetivo de estimular a participação das pessoas no combate ao câncer de mama. Essa doença ocorre a partir da multiplicação de células anormais nos seios e adjacências, como nas axilas, onde encontramos glândulas mamares.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o segundo mais comum e a quinta maior causa de óbitos entre mulheres no Brasil. Nós, da Univida, apoiamos o Outubro Rosa e estamos aqui para compartilhar informações sobre a doença, promover a conscientização, proporcionar maior conhecimento sobre exames, diagnósticos e tratamento. Continue a leitura e saiba como prevenir o câncer de mama.

Lembrando, a prevenção é um ato de amor e prudência com o próprio corpo.

Quando devo começar a me preocupar com o Câncer de Mama?

Como dissemos aqui, a luta contra o câncer de mama envolve todas as pessoas, independente de gênero, idade ou etnia. A preocupação pode ajudar você, alguém da sua família, amigos ou vizinhos.

Pessoas com histórico familiar de câncer de mama, devem redobrar a atenção quanto aos exames. Mas esta não é uma regra geral, pois a doença não tem uma causa única. Veja quais são os principais fatores de riscos:

  • Mulheres com mais de 50 anos;
  • Menarca precoce (idade da primeira menstruação menor que 12 anos);
  • Menopausa tardia (após os 55 anos);
  • Primeira gravidez após os 30 anos;
  • Uso de contraceptivos orais;
  • Terapia de reposição hormonal pós-menopausa;
  • Ingestão frequente de bebida alcoólica;
  • Obesidade na pós-menopausa;
  • Exposição à radiação.

Como e quando realizar o Autoexame?

A maior parte dos cânceres de mama é descoberto pelas próprias mulheres através do autoexame. Quanto mais cedo descobrimos, maiores são as chances de cura. Para realizar o autoexame nas mamas é preciso conhecer bem o seu corpo, só assim você vai conseguir identificar as alterações. Veja o passo a passo:

  1. DE PÉ, EM FRENTE AO ESPELHO, OBSERVE: O bico dos seios, a superfície e o contorno das mamas.
  2. AINDA EM PÉ, EM FRENTE AO ESPELHO: Levante os braços e observe se o movimento altera o contorno e a superfície das mamas.
  3. DEITADA, COM A MÃO DIREITA APALPE A MAMA ESQUERDA: Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos.
  4. DEITADA, COM A MÃO ESQUERDA APALPE A MAMA DIREITA: Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos.
  5. NO BANHO, COM A PELE ENSABOADA: Eleve o braço direito e deslize os dedos das mãos suavemente sobre as mamas estendendo até a axila.

Atente-se aos sinais:

  • Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor.
  • Pele avermelhada, irritada ou com uma casca.
  • Alterações ou saída espontânea de líquido nos bicos do peito (mamilos).
  • Pequenos caroços no pescoço ou axilas.

Saiba que só o autoexame não é suficiente para identificar os nódulos. Por isso indicamos que faça a Mamografia, um exame mais completo e avançado na identificação de nódulos nos seios. Vamos falar um pouco mais sobre?

Mamografia de Rastreamento.

Ao chegar numa certa idade, toda mulher deverá fazer a mamografia de rastreamento, quem vai definir a periodicidade é o médico geral, mastologista ou oncologista.

A Mamografia capta as imagens dos seios e o resultado é parecido com o de um raio-x tradicional. O exame não é invasivo e nem causa dor, pode ficar tranquila. Com o resultado em mãos, leve ao seu médico responsável. Ele te dará o diagnóstico e vai orientá-la para os próximos passos.

Conte com a assistência da Univida Plano Familiar.

Agora que já estamos por dentro do tema, saiba que na Univida a luta contra o câncer de mama ganha mais força. Conheça os nossos planos!

Realize exames com até 80% de desconto e consultas com até 50% de desconto. Tenha muito mais tranquilidade para cuidar da sua saúde. Junte-se a nós!