O que faz um agente funerário

Cuidar de quem morreu!

Falar da morte não é fácil, todos fogem do assunto. Agora imagina pensar em quem realiza os cuidados com o corpo de quem faleceu? Das maiores importâncias, está o Agente Funerário, profissional cujas atribuições são voltadas para o “cuidado do corpo morto.”

Todo o cuidado se apresenta de diversas formas, momentos, ambientes e lugares.

- Com a recepção do ente falecido, a remoção, o translado, a responsabilidade burocrática dos documentos, o cuidado e preparação do corpo, a ornamentação do corpo, organização do funeral, ornamentação e decoração da sala de velório, acolhe a família, entrega o corpo para os familiares, organiza a cerimônia de velório, de celebração de vida, de despedida, o cortejo, o sepultamento. E, atrelado a isso está a parte emocional, comportamental, sentimental e espiritual. Ser confiável, ser paciente, ser íntegro, ser ético, ter boa postura profissional, saber negociar em momento de dor, sabedoria de entender que um segundo, um minuto é muito tempo para quem espera, quem não aceita, quem não acredita, demonstrar e ter conhecimentos técnicos e legais para dizer com acalento aos familiares em alguns casos que o corpo não pode ser velado de caixão aberto, que o corpo tem reações adversas aos procedimentos, ser sigiloso. Tudo com a missão de amenizar a dor da perda, ajudar e apoiar no processo de passagem do luto.

É a pessoa que cuida do amor de alguém! A coragem se personifica nesta profissão. É o cuidado presente diante da vida ausente.

Trabalhar com estes profissionais me fez enxergar com o meu coração o coração deles, ter admiração e respeito, desejar o alavancar desta profissão, que possam ter o seu reconhecimento na sociedade.

Não é uma qualquer profissão, é a profissão linda e nobre, que não se mensura com números, gráficos, mas sim, em sua totalidade, se mede com sentimentos, com sensibilidade, com empatia, com superação de expectativas de quem vive a dor.  

E, de maneira singular, parabenizamos todos os AGENTES FUNERÁRIO.

 

REDATORA: Marizete Tomaz – Gerente Funerario, Assistente Social e Pós-Graduanda em Tanatologia