Dicas de prevenção e cuidados com a saúde |Univida

Prevenir é sempre a melhor opção, principalmente quando assunto é saúde. Veja como cuidar da sua saúde com dicas práticas e fáceis para o seu dia a dia.

Para alcançar uma longevidade com qualidade de vida é essencial manter a saúde em dia. Mudar alguns hábitos irão garantir uma grande melhora na sua saúde agora e uma velhice com menos propensões a doenças. Cuidar de você e da sua família traz melhorias para o corpo, saúde e possibilita que vocês aproveitem juntos os bons momentos.

É importante entender que a mudança de hábitos e as boas práticas devem ser diárias e pequenas atitudes já fazem uma grande diferença, não é necessário se tornar um atleta ou viver de dieta, o importante é equilibrar.

Confira algumas dicas para ter uma vida mais saudável.

  1. Mantenha uma boa alimentação

Para que você tenha uma vida mais saudável é muito importante ter uma alimentação equilibrada, ingerir pelo menos cinco porções de legumes e frutas diariamente e colocar no cardápio, grãos e cereais integrais. Outro ponto importante é diminuir gordura, açúcar e sal. Você deve fazer todas as refeições e o café da manhã é a mais importante, começando com uma refeição bem diversa, você evita comer besteiras durante o dia, pois seu organismo terá energia para aguentar até a próxima refeição.

Lembre-se: tudo é equilíbrio, você não precisa fazer uma dieta rígida e cortar de vez aquelas guloseimas que você ama, mas são pouco nutritivas, basta você consumir mais refeições com alimentos saudáveis. Opte por comidas mais naturais e evite os industrializados e processados.

Não se esqueça de incluir ingestão de água, seu corpo deve estar sempre hidratado, ela ajuda na manutenção dos órgãos e células do corpo, o indicado é ingerir 2 litros por dia. Muitas pessoas têm uma certa dificuldade de ingerir muita água, então para variar pode trocar por água de coco, sucos ou até mesmo água saborizada com frutas. Evite também refrigerantes, se sentir vontade de beber algo gaseificado escolha uma água com gás.

  1. Pratique exercícios

Deixar a preguiça de lado é o primeiro passo para começar uma rotina de práticas de atividades físicas. O ideal é que você encontre alguma atividade que se identifique e dê prazer para que você leve essa prática para toda a vida e tenha como um hábito prazeroso.

Busque equilibrar entre exercícios aeróbicos e de força como musculação, assim você consegue trabalhar diferentes capacidades do corpo e torna o gasto de energia mais eficiente.

A prática rotineira de exercícios auxilia na manutenção de peso, preserva massa muscular, aumenta o nível de disposição, diminui o estresse e reduz o risco de desenvolver doenças crônicas.

É muito importante conversar com seu cardiologista ou clínico geral para se certificar que você não tem nenhum impedimento a prática de exercícios.

  1. Mantenha qualidade do sono

Mesmo mantendo uma alimentação equilibrada e praticando exercícios, se você não tem uma boa noite de sono, você pode não estar prevenindo doenças de forma correta. Quando dormimos, o organismo realiza funções essenciais para manter o equilíbrio e saúde, a produção de células de defesa, por exemplo ocorre quando dormimos.

Mas engana-se quem pensa que dormir muito está tudo certo, você precisa ter sono de qualidade, num ambiente propício para relaxar, evitar aparelhos eletrônicos e iluminação alta.

Algumas dicas para você ter um sono de qualidade

  • Estabelecer um horário para dormir
  • Evitar dormir em ambientes muito iluminados
  • Evitar o consumo de cafeína durante a noite
  • Não ir para cama sem sono, para não ficar “brigando” com dificuldade de dormir

 

  1. Cuidar da mente e ter momentos prazerosos

Deve-se cuidar do corpo, mas a mente também precisa de cuidados, por isso dedique-se a hobbies e estar com pessoas que te fazem bem, se permita viver momentos divertidos e de descontração, seja sozinho ou com pessoas que ama. O seu estado emocional interfere diretamente nas funções do organismo, mantendo o equilíbrio hormonal e sistema imunológico.

Lidar com as pressões e dificuldades do dia a dia nem sempre são tão fáceis, por isso caso sinta necessidade, procure a ajuda de um profissional especializado, que vai entender suas dores e te ajudar a assimilar melhor os acontecimentos da vida.

  1. Vá ao médico regularmente

Mesmo estando com a saúde em dia e mantendo uma rotina saudável, você deve manter uma ida periódica aos médicos e realizar de preferência anualmente um check-up, com todos os exames básicos e algum outro que seu médico achar necessário, eles ajudam a acompanhar doenças já existentes e descobrir doenças silenciosas. Em relação à saúde manter a carteira de vacinação sempre em dia também é essencial para evitar doenças graves.

Ao adquirir um dos planos da Univida você já tem acesso imediato a vários profissionais da saúde, para que você mantenha sua rotina sempre em ordem. Entre os benefícios que os clientes da Univida recebem estão: 80% de desconto em convênios odontológicos e exames laboratoriais, 50% em consultas médicas e 10% em farmácias.

A Univida sabe que além da saúde do corpo, para ter uma vida saudável você tem que realizar outras atividades que gosta, por isso tem parceiros em diversos setores que oferecem descontos em cinemas, academias, cursos, lojas, restaurantes e muitos outros parceiros.

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