Cuidados com pais idosos

Dicas de cuidados para quem tem pais idosos

Com o passar dos anos os papeis se invertem e nós que cuidamos deles. Se você tem pais idosos, veja os cuidados necessários para que eles tenham uma vida mais saudável e longa.

Nossos pais dedicaram suas vidas para nos verem crescer, nos tornarmos adultos saudáveis e felizes, agora é o momento de retribuirmos. Os cuidados com pais idosos precisam ser redobrados, veja dicas para garantir bem-estar e longevidade deles. Vale lembrar que um dos pontos mais importantes é dar muito amor e atenção principalmente em relação à saúde, já que com o passar dos anos o corpo humano fica com uma imunidade baixa.

Muitas vezes surgem dúvidas de como realizar o cuidado de pais idosos, já que não queremos que nenhuma doença atinja as pessoas que mais amamos. Veja o que você pode fazer para que seus pais tenham mais qualidade de vida.

Adaptar a nova rotina

Tanto para você quanto para seus pais será uma mudança, sua rotina não será a mesma e será preciso muita empatia e paciência para que tudo flua de forma tranquila e natural. Para não criar situações tensas, opte sempre pelo diálogo e tomar decisões em conjunto, para que não estremeça a relação de vocês. Por mais que eles sejam idosos, alguns ainda têm condições de expor opiniões sobre o que acham melhor para vida deles, então em hipótese alguma decida algo sem comunicá-los.

Saúde do idoso

Em 2020 a OMS definiu esta como a Década do Envelhecimento Saudável (2020 a 2030) que tem como função reunir governos, profissionais, mídia e sociedade civil em uma ação conjunta para melhorar a vida de pessoas idosas, suas famílias e as comunidades em que vivem. A página apresenta vários artigos e infográficos com dados e diretrizes para cuidados dos idosos e assim garantir maior longevidade deles.

Sempre mantenha a rotina de saúde em dia e faça check-up periodicamente. Siga rigorosamente as orientações médicas e explique a importância de tomar os remédios, algumas vezes os idosos podem ser relutantes, mas tenha paciência e mostre que é para o bem deles.

Alimentação balanceada

Se alimentar bem é essencial em qualquer fase da vida, mas no cuidado com pais idosos a ingestão de alimentos se torna uma preocupação ainda maior. Com a idade avançada, começam a surgir problemas de saúde e o consumo de certos alimentos interfere diretamente, doenças como colesterol, glicose e pressão altos necessitam de mais cuidados na escolha dos alimentos, já que certos tipos de comida podem agravar o quadro.

Se seus pais não têm hábitos de alimentação saudável você pode ajudá-los comprando mais verduras, legumes, frutas e encher a dispensa, por exemplo. Outra dica é procurar receitas diferentes e gostosas, mas que seja saudável. Vocês podem também cozinhar juntos e ter um momento descontraído com eles.

Lembre-se:

  • Incentive beber muita água
  • Modere a ingestão de gorduras, óleos, sal e açúcar
  • Faça uma rotina para as refeições
  • Escolha um lugar agradável para realizar as refeições

Prática de exercícios físicos

Para ter uma vida mais longeva não pode deixar o sedentarismo pegar, a prática de exercícios faz bem para o corpo e mente. Sempre consulte um médico para que ele recomende o exercício mais indicado para idade dos seus pais. E não pense que para se exercitar é necessário ir à academia, com boas orientações de um profissional, os idosos podem se movimentar em casa. Os alongamentos e exercícios de baixo impacto são ótimos para manter o corpo deles em movimento.

Práticas de lazer

O cuidado com pais idosos não precisa ser necessariamente somente regras e rotina. Para manter o equilíbrio do corpo e da mente é importante colocar nas atividades momentos de lazer, um passeio no parque, algum filme ou leitura que eles tenham apreço, um almoço em família mais descontraído. Muitas são as opções, basta identificar o que mais agradam eles e dedicar um momento para essas atividades.

 

Cuidado e Prevenção

Quando se é responsável pelos cuidados com pais idosos é fundamental ter um bom planejamento. Por isso, para ter certeza que seus pais estarão amparados é necessário adquirir um bom plano de saúde e também um plano familiar. Mesmo com todos os cuidados, nunca se sabe quando irá precisar de cuidados profissionais. Ao contratar esses serviços você e sua família ficam mais tranquilos sabendo que se precisarem vão ter mais segurança nos momentos difíceis.

Os planos familiares além de diminuir a preocupação, já estarão no seu orçamento evitando despesas de última hora. A Univida tem quatro tipos de planos familiares: Unibásico, Unipleno, Uniplus e Unipremium, que além dos serviços inclusos ainda oferece muitos benefícios e parcerias com médicos e laboratórios de confiança e qualidade.

Ao adquirir um dos planos você tem acesso imediatamente a todos os benefícios: 80% de desconto em convênios odontológicos e exames laboratoriais, 50% em consultas médicas e 10% em farmácias.  A Univida promove palestras e informes sobre a prevenção de doenças, um ótimo aliado para quem cuida de pais idosos, quanto mais conhecimento, mais qualidade de vida você pode proporcionar.

A Univida entende que o bem-estar é algo contínuo e vai além da saúde do corpo, por isso tem parcerias com diversos setores, ao adquirir um dos planos você tem direito a desconto em cinemas, academias, cursos, lojas, restaurantes e muitos outros parceiros.

Conheça todos os nossos planos e veja qual melhor se encaixa no orçamento da sua família.