Saiba como ajudar alguém a superar o luto

como ajudar alguém a superar o luto como ajudar alguém a superar o luto

Perder alguém que amamos é um dos maiores sofrimentos que podemos vivenciar ao longo da vida, e nenhuma pessoa está verdadeiramente pronta para passar por esse sentimento. 

Por isso, é essencial que possamos saber como proceder nesses casos, ajudando o outro a superar o período de luto. 

Neste artigo, nós separamos alguns conceitos e recomendações para te ajudar a agir diante dessas situações. 

 

Mas o que é o luto? 

O luto é um processo emocional que vivenciamos após uma grande perda, sendo composto de diversos sentimentos, como: 

  • Angústia; 
  • Sofrimento; 
  • Culpa; 
  • Medo; 
  • Tristeza; 
  • Estresse; 
  • Solidão;
  • Choque; 
  • Ansiedade. 

Além disso, esses sentimentos impactam diretamente na saúde física e bem-estar do corpo, e podem gerar sintomas como fadiga, palpitações, náuseas, imunidade baixa e perda ou ganha de peso. 

Muitas pessoas acreditam que o luto está relacionado apenas a perda de uma pessoa muito querida. No entanto, nós passamos pelo luto em diversos formatos e estágios da vida, já que ele pode estar associado a situações como: 

  • Perda de uma oportunidade; 
  • Morte de um animal de estimação; 
  • Fim de um relacionamento amoroso ou uma amizade; 
  • Prejuízos financeiros. 

Dessa maneira, a forma de vivenciar o luto tende a variar de pessoa para pessoa, com níveis de intensidade e período de duração distintos.  

A partir disso, algumas pessoas podem externalizar mais facilmente seu sofrimento, enquanto outras preferem não demonstrar e manter suas emoções para si.  

Portanto, enquanto para alguns o luto pode ser sentido em dias ou meses, para outros o sofrimento torna-se eterno. 

Apesar de ser um momento extremamente doloroso, ele precisa ser vivenciado em suas fases para que o indivíduo possa superar e saber como lidar com a dor de maneira mais saudável. 

Assim, para ajudar uma pessoa a superar o luto, é fundamental que você conheça as 5 fases desse processo. 

 

Quais são as 5 fases do luto? 

Antes de adentrar nas fases que, normalmente, formam o luto, é preciso lembrar que nem todas as pessoas vivem de forma integral essas etapas.  

Enquanto alguns indivíduos podem passar apenas por uma delas, outros pulam de uma etapa para a outra, reagindo de maneira específica e particular. 

 

1. Negação 

Uma das sensações mais difíceis é aceitar que uma pessoa já não faz mais parte da nossa vida. Por isso, a negação é um dos primeiros sentimentos vivenciados durante o luto. 

Dessa forma, é comum que as pessoas rejeitem a ideia e relutem em acreditar que a perda está acontecendo. 

Durante essa fase, um dos principais comportamentos adotados pelos indivíduos enlutados é o isolamento, com a ideia de que caso “se feche em uma bolha” a perda não seria uma realidade para enfrentar. 

 

2. Raiva 

Após a etapa de negação, vem o momento da raiva, no qual a pessoa busca encontrar motivos e situações em que possa depositar a culpa pelo que aconteceu. 

Apesar de ser uma fase que representa uma explosão de diversos sentimentos, a raiva precisa ser vivenciada para que, após essa etapa, a pessoa possa pensar com mais clareza e racionalidade sobre a situação. 

 

3. Barganha ou negociação 

A fase de barganha é uma das mais delicadas, já que o enlutado procura adiar ainda mais o entendimento sobre o luto. 

Nesta fase, as pessoas passam a se sentirem muito mais vulneráveis, buscando realizar negociações irracionais consigo ou com alguma entidade com a esperança de reverter a situação. 

Frases como: “Meu Deus, eu prometo que…” ou “Se isso mudar eu juro que nunca mais vou falar…” são bastante comuns. 

 

4. Depressão 

Nos 3 primeiros estágios, o enlutado está buscando se desconectar da realidade.  

Porém, a fase da depressão é o momento em que a pessoa compreende o que aconteceu e volta a sua atenção para a situação presente. 

Dentre as 5 fases, esta é uma das etapas de maior sofrimento, pois o indivíduo passa a se apegar intensamente à dor da perda, sendo um estágio marcado pelo choro, desesperança, sensação de vazio e desânimo. 

 

5. Aceitação 

Por fim, o último estágio do luto, que representa o início de um novo ciclo.  

No processo de aceitação, o enlutado consegue entender a nova realidade e passa a viver com a perda de maneira racional. 

É importante entender que a aceitação não significa que a pessoa “está bem” ou superou totalmente o luto. O que esta fase representa é que o indivíduo passa a viver com o luto, encarando a dor e a saudade de uma outra maneira. 

Saber como funcionam cada um desses estágios permite que possamos reconhecer em qual fase a pessoa enlutada se encontra, e como podemos ajudá-la a enfrentar esse processo da melhor maneira. 

 

Como você pode ajudar alguém a superar o luto? 

Permita que a pessoa expresse a sua dor 

Para que o luto possa ser superado, primeiro ele precisa ser vivido. 

Evite impedir que a pessoa expresse as suas emoções durante o processo. Incentive que a dor seja externalizada da maneira que ela preferir, fugindo de frases como: 

  • “Você precisa ser forte”; 
  • “Ele/ela não iria querer que você sofresse dessa maneira”; 
  • “Você precisa superar isso”. 

 

Tenha paciência e esteja presente 

O luto é um processo particular. Algumas pessoas podem viver essa fase de diferentes maneiras, e a melhor formar de ajudarmos é demonstrando paciência e compreensão com a situação. 

Além disso, evite exigir que a pessoa tome alguma atitude ou mudança, e permita que ela possa passar por cada fase ao seu modo.  

Dessa forma, este é o momento em que precisamos ouvir muito mais do que falar, pois a pessoa precisará desabafar todas as suas angústias. 

 

Não tente diminuir ou apaziguar os sentimentos do outro 

Ninguém é capaz de entender verdadeiramente a dor do outro. Por isso, nesto momento precisamos evitar frases de indiferença, como: 

  • “Isso vai passar”; 
  • “Fulano também já passou por isso e hoje está bem”; 
  • “Uma hora você vai esquecer esse sentimento”. 

Demonstre que você sabe que a dor é imensa e legítima, deixando que o enlutado expresse cada sensação. 

 

Oriente a busca de ajuda 

Em determinadas situações, como quadros de depressão profunda, a intervenção de especialistas se faz necessária.  

Assim, caso sejam identificados sintomas que não apresentam evolução e estão afetando a saúde do enlutado, você deverá recomendar a busca de profissionais habilitados para o tratamento psicológico. 

O luto não é um processo simples, e todas as pessoas passarão por ele em algum momento da vida. Por isso, saber como ele funciona e quais as melhores ações para ajudar quem está sofrendo é fundamental para qualquer pessoa. 

Se você quiser conhecer mais sobre esse processo e outros assuntos relacionados à saúde, acompanhe a Univida no Instagram!