Um casamento infeliz: sol e câncer de pele

O Brasil é a terra do astro rei. Ele chega aquecendo nossos corpos e convidando para aquele programinha praiano,  caminhada, passeio, exercício ao ar livre. Ninguém nega que é um clima muito favorável para a diversão garantida. O sol melhora o humor, intensifica a alegria, dá aquele  injeção de adrenalina que nos deixa mais radiante. Os corpinhos expostos são garantidos mas é aí que mora o perigo. 

O sol é a nossa principal fonte de calor e luz,  apesar de estar muito distante da terra seus raios estão ativos com intensidade. Na medida certa trazem benefícios  mas há o outro lado da moeda, a exposição exagerada pode ser bem nociva.  A pele, o maior órgão do corpo humano, e os olhos são os mais atingidos pela energia solar por isso o cuidado deve ser redobrado. Proteção é fundamental para não termos surpresas desagradáveis com o tempo. Afinal seus efeitos são cumulativos. 

No que diz respeito a pele, a exposição exagerada ao sol é uma das maiores causas de câncer de pele, são 2 milhões de casos anuais de acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde). Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer) o Brasil apresenta em torno de 180 mil casos anualmente e, desse total, 30% apresenta malignidade e, mesmo assim, os casos de mortalidade não são alarmantes, a taxa é pequena. E, apesar de um risco baixo, devemos considerar que as doenças na pele podem deixar cicatrizes e sequelas que podem exigir cuidados constantes. 

O surgimento de manchas na pele é um alerta, se forem assimétricas, bordas irregulares, apresentar diferentes cores, diâmetro de tamanho considerável, feridas que não saram, uma verruga que cresce, deve nos deixar cautelosos e buscar orientações médicas, um dermatologista ou um oncologista são os especialistas no assunto. O diagnóstico precoce é fundamental para o não progresso da doença e uma vez constatada, o tratamento adequado é ideal para a cura. 

Podemos evitar o surgimento do câncer de pele com algumas atitudes preventivas. Não se expor ao sol em horários entre 11h e 16h, protetor solar, roupas de proteção, observar a pele com frequência, evitar o bronzeamento artificial, hidratação, usar óculos de sol e chapéus são ações simples que trazem grandes benefícios. 

Para alertar para o problema a Sociedade Brasileira de Dermatologia criou o Dezembro Laranja. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a doença e a importância da prevenção. A aplicação das informações adequadas é o melhor meio de prevenir o surgimento do câncer de pele. Não devemos esquecer que o seguro morreu de velho e prevenir é melhor que remediar, como já dizia a sabedoria da vovó com conselhos prudentes. 

Assegure-se com informações corretas e evite males futuros.