Dicas de atenção e cuidado com aqueles que amamos.
O mês de agosto presenteia-nos com uma data importante. No segundo domingo comemoramos o Dia dos Pais, uma data simbólica, porém repleta de significado. Celebramos o dia daquele que nos transmitiu seus conhecimentos, valores, experiências, ensinou-nos sobre a importância do cuidado e como cuidar.
A atenção e vigilância com aqueles que amamos deve ser uma prioridade, cuidar de quem amamos não é uma obrigação, mas sim uma prova de amor e retribuição de carinho por tudo que fizeram e fazem por nós, muitas vezes renunciando aos seus próprios sonhos em prol dos sonhos de seus filhos.
Alcançar a longevidade com qualidade de vida é, sem dúvida, um triunfo. O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades, nossos pais estão envelhecendo e para isso precisamos garantir todo o cuidado, para poderem ter qualidade de vida, bem-estar físico e mental.
No atual cenário epidemiológico as inseguranças são muitas e não sabemos quando será possível abraçar nossos pais com segurança sem colocá-los em risco. Infelizmente muitos pais e filhos não terão o que comemorar neste segundo domingo de agosto, apenas poderão reviver lembranças de momentos eternizados nos corações e memória. Aos que têm a dádiva de desfrutar da presença de seu pai, agradeça por esse momento, desfrute e viva intensamente, pois não sabemos quando a tempestade vai passar nem até quando os teremos por perto.
Esse é um momento de reflexão, de sonharmos com dias melhores, como dia em que voltaremos a nos abraçar e sorrir.
Para isso precisamos garantir que nossos pais tenham qualidade de vida, que possam desfrutar a sensação de prazer e bem-estar:
- Seja um filho(a) presente, mesmo que em época de home office (a internet nos aproxima de quem estamos distantes).
- Seja paciente. Escute suas histórias como se nunca as tivesse ouvido antes; além de sentir-se parte de um contexto, isso também demonstra respeito.
- Incentive a prática de exercício físico, e se possível exercite-se com eles.
- Proporcione uma alimentação saudável, consuma menos sal, açúcar e gordura, estimule hábitos de vida saudável.
- Minimize os riscos de acidente doméstico, retire tapetes, carpetes, brinquedos e outros objetos que possam ser obstáculos para aqueles que já têm saúde e visão comprometidas, instale apoiadores nos banheiros, evitando assim quedas durante o banho.
- Incentive vacinações, estas previnem doenças e evitam gravidade.
- Acompanhe-os em consultas de rotina. Seja parceiro(a).
- Desaconselhe a automedicação. O tratamento proposto é individualizado, baseado nas características pessoais de cada um.
Dr. Luiz Fernando V. Custodio
CRM 8685 - MT
Clínico Geral